Blog

Feira de Negócios: Seus expositores estão preparados?

Por

O sucesso de qualquer organização depende da dedicação de um conjunto de pessoas em prol de um mesmo objetivo. No caso da feira de negócios não estamos falando apenas de pessoas, mas de um conjunto de organizações que precisam unir forças para fazer do evento um grande sucesso.

É comum vermos em feiras patrocinadores que, apesar de ter sua marca exposta por todos os lados, não estão ali participando do evento efetivamente.

Também há expositores que montam o seu estande e se ausentam ou ficam parados desanimados esperando resultados milagrosos.

Além destes vemos também visitantes que vão até a feira sem objetivo claro e nenhum planejamento antecipado.

Cada um destes participantes faz parte do grande espetáculo que é a feira de negócios e, assim como em qualquer espetáculo, o sucesso da obra depende do sucesso na atuação de cada um dos atores.

Será que todos os atores estão preparados para cumprir com sucesso o seu papel?

Você, organizador da feira de negócios, não pode pressupor que todos sabem o seu papel. Também não pode achar que todos estão prontos para fazer o melhor.

Tenha em mente que é preciso instruí-los para fazer de cada pequeno estande um grande show. Não com atrações artísticas, mas um show de networking e negócios, uma máquina de vendas, como já falamos antes aqui no blog. Por isso veja algumas dicas que irão ajudar neste trabalho:

 

  • Crie um blog de sua empresa para postar dicas aos expositores e visitantes sobre a participação em feiras;
  • Muitas pessoas preferem e tem melhor compreensão assistindo do que lendo. Então crie um canal no youtube e poste vídeos com instruções aos expositores e visitantes da feira de negócios. Já pensou em fazer uma versão em vídeo do manual do expositor?
  • As redes sociais podem contribuir para que o conteúdo chegue até o público. Utilize o facebook e o whatsapp para enviar dicas e avisos rápidos. Também utilize as redes sociais para compartilhar links de postagens no blog e youtube;
  • Crie uma área do expositor no site da feira com o manual do expositor. Utilize este espaço também para publicar materiais sobre vendas, marketing e networking voltados a feira de negócios;
  • Disponibilize ferramentas para ajudar o visitante a se planejar para a visita. Isso pode ser através de um aplicativo móvel ou no próprio site da feira. Em nosso blog já falamos sobre manter o site atualizado e sobre manter a planta atualizada.

Isso tudo é inviável para uma feira de negócios

Certamente não há como negar que o que estamos propondo exige muita dedicação, conhecimento e alguns investimentos financeiros. Mas com certeza o resultado compensará o esforço. Afinal a melhoria no resultado dos expositores e patrocinadores garantirá o sucesso do evento e sua valorização na próxima edição.

Faça o seu papel como organizador da feira de negócios, contribua para que todos sejam bem sucedidos, saiam felizes do evento e queiram voltar na próxima edição!

Compartilhar