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7 Dicas para vender mais estandes durante a crise

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Vender todos os estandes de uma feira sempre foi uma tarefa difícil, mas em meio a essa crise econômica pode parecer quase impossível. Confira a seguir 7 dicas para vender mais estandes durante a crise.

1. Tenha clareza da proposta de valor

Por que o evento existe? Qual é o grande benefício que o evento proporciona aos expositores, visitantes e sociedade? A proposta de valor vai responder a essas duas perguntas e é a base de uma apresentação comercial de sucesso.

2. Conheça os números

Números são argumento de venda! Por isso você precisa ter todos os números das últimas edições na ponta da língua, afinal é para isso que serve o relatório de cada edição.

3. Seja organizado

Pode ser em planilha, sistema ou papel, seja como for, registrar o histórico de todas as negociações pode ser um fator chave para tomada de decisões estratégicas. Mas não basta registrar, é necessário revisar esses dados periodicamente para entender o que não está dando certo e poder corrigir. Por exemplo, analisar os negócios perdidos dos últimos meses pode lhe dar uma boa ideia de quais mudanças são necessárias em seu processo comercial ou no evento como um todo para evitar que mais negócios continuem se perdendo pelo mesmo motivo.

4. Mantenha seus canais atualizados

Site, redes sociais, calendários de feiras, mídias pagas, entre outros tantos canais não servem de nada se estiverem pobres de informação ou desatualizados. Entenda que todos esses canais são portas de entrada para novos expositores e visitantes, portanto devem estar recheados de informação relevante e atualizada. Ter a planta da feira e informações dos expositores nesses canais também é de extrema importância, pois demonstra organização e seriedade da equipe, além da tornar o evento mais interessante para expor. Se a tarefa de manter a planta e outras informações atualizadas no site lhe parece muito difícil e custosa, clique aqui e veja uma postagem que escrevemos sobre esse assunto.

5. Busque expositores chave logo no início.

Os primeiros expositores são os mais difíceis, pois apresentar uma planta vazia pode causar insegurança e adiar o fechamento da venda. Por isso os primeiros expositores são cruciais para o sucesso da feira e precisam ser incluídos na planta o quanto antes. Busque inicialmente aqueles clientes parceiros que já participaram em outras edições e podem lhe ajudar a rechear a planta da feira, mas faça isso o quanto antes, se possível antes mesmo do fim de uma edição já deixe encaminhado a negociação para a próxima. Outra dica aqui é no início das vendas fazer uma reserva de estande para todos os negócios em andamento, assim a planta já vai parecer parcialmente preenchida, criando a sensação de urgência nos próximos prospects.

6. Não se deixe intimidar pelo argumento da “crise econômica”

Atualmente é comum ouvir a frase “está difícil investir por causa da crise econômica”. Não se deixe intimidar por esse argumento e mostre que a crise só existe para quem não age em função da crise. Encontre os problemas de seu lead que você possa resolver e vire o jogo, mostre para ele que investir na feira é o melhor caminho para driblar a crise e crescer.

7. Automatize processos e dedique seu tempo onde realmente importa

Não desperdice seu tempo em processos repetitivos que poderiam ser feitos por uma máquina. Concentre toda sua energia onde realmente importa, ou seja naqueles processos estratégicos que demandam inteligência humana, como por exemplo a negociação e fechamento de estandes. Veja como a Dolux pode ajudar nessa tarefa.

 

 

Conheça uma ferramenta para ajudar a vender mais estandes durante a crise

Veja uma demonstração em vídeo

 

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