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5 dicas para ter sucesso em seu estande na feira

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Está pensando em investir em um evento para alavancar o seu negócio? Veja aqui 5 dicas para ter sucesso em seu estande na feira.

1ª Dica: Comece definindo um objetivo claro

Existe uma infinidade de opções de investimento para o seu negócio, mas o capital para investir é sempre limitado. Por isso é importante sempre ter clareza do objetivo a ser atingido e de como o resultado será medido.

A definição de um objetivo claro é também crucial para nortear as decisões relacionadas ao seu estande na feira. Afinal se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Veja abaixo alguns exemplos de objetivos e algumas questões relacionadas a cada um.

Objetivo: Gerar leads qualificados

Questões:

  • O que um lead precisa ter para ser considerado qualificado?
  • Quantos leads qualificados precisam ser gerados em seu estande na feira para justificar o investimento?
  • Como os dados dos leads serão coletados e medidos?

Objetivo: Lançar um novo produto e coletar feedbacks

Questões:

  • Como será a experimentação do produto para garantir feedbacks honestos?
  • Quantos feedbacks precisam ser coletados?
  • Quais características o visitante precisa ter para que seu feedback seja válido?

Objetivo: Vender produtos

Questões:

  • Quais produtos serão vendidos em seu estande na feira?
  • Qual é o perfil de público ideal para comprar estes produtos?
  • Quanto precisa ser faturado dentro do evento para justificar o investimento?

Aqui foram citados apenas 3 exemplos comuns do mercado, mas as questões serão sempre semelhantes para qualquer objetivo. Falando de modo genérico, as questão são basicamente as seguintes:

  • Qual é o indicador quantitativo para medir o resultado com base no objetivo definido?
  • Quanto precisará ser atingido nesta métrica para que se tenha o retorno sobre o investimento?
  • Quem será impactado por este objetivo ou qual é o público alvo a ser alcançado para atingir este objetivo?

2ª Dica: Escolha o evento certo

Fazer uma lista dos eventos relacionados ao seu segmento é fácil. As opções de eventos podem ser encontradas no site da UBRAFE, no calendário brasileiro de exposições e feiras ou através de indicações e pesquisas na internet.

Certamente a escolha do evento ideal para expor não é uma tarefa tão simples como parece. No entanto, o primeiro passo já foi dado na dica anterior: Definir um objetivo claro.

Ao definir um objetivo e responder às principais questões relacionadas a ele você estará limitando as opções de investimento. Além disso, estará também diminuindo a quantidade de variáveis a serem analisadas.

Caso a sua empresa já tenha participado de eventos, é uma boa ideia analisar o ROI antes de escolher. Veja como em calcule o retorno sobre o investimento (ROI) em feiras de negócios.

3ª Dica: Escolha a localização certa para o seu estande na feira:

Quando se trata da localização do estande na feira, normalmente as pessoas acreditam que a melhor localização é onde há maior circulação de pessoas, como próximo das entradas ou avenidas principais, mas nem sempre isso é verdade.

A verdade é que a escolha da localização do estande deve ser feita com base no seu objetivo e público alvo.

Por exemplo, uma pequena empresa que vende soluções prediais e tem o objetivo de gerar leads qualificados poderia optar por um estande em frente ao de uma grande empresa de elevadores, mesmo que esteja em um local de pouca circulação.

O fato é que cada pessoa que parar para conhecer os elevadores será, muito provavelmente, um lead qualificado para esta empresa, aumentando as chances de sucesso no evento.

Solicite ao organizador do evento a planta atualizada com os expositores confirmados. Alguns promotores disponibilizam a planta no site do evento, mas é importante confirmar se os dados estão atualizados, pois são informações cruciais para a sua decisão.

DICA BÔNUS: Sugira ao consultor de vendas da feira que a planta seja gerenciada em nuvem através da Dolux, pois esta é a melhor ferramenta para organizar a planta e manter uma relação de transparência com os expositores e visitantes do evento.

4ª Dica: Crie experiências marcantes para os visitantes

Quando visitamos uma feira de negócios é comum vermos centenas de pessoas circulando com sacolas e uma infinidade de materiais impressos que, normalmente, vão direto para o lixo na saída do evento.

Não estou dizendo que os materiais impressos são inúteis, mas que é inútil empurrar os impressos para qualquer pessoa que passa por perto.

Gerar uma experiência impactante em dez leads qualificados irá trazer muito mais resultado do que entregar impressos para mil pessoas aleatórias. Uma vez que o lead foi atraído e o seu interesse foi despertado, deixe que ele opte por levar o seu material impresso, que neste caso poderá ser muito mais elaborado.

A escolha das ações dependerá muito do seu produto e do objetivo que deseja atingir com seu estande na feira.

5ª Dica: Evolua o relacionamento com os leads após o evento

A feira é um evento com muitas opções e é comum que os visitantes conversem com muitas pessoas e façam muitos contatos. Diante disto é muito fácil que a sua marca seja esquecida em meio a tantas opções.

Por isso é de suma importância continuar criando experiências que chamem a atenção do lead, mesmo após o evento. Como? Com criatividade.

Por exemplo, enviar um e-mail de agradecimento com uma foto do lead em frente ao seu estande na feira junto ao vendedor que o atendeu. Esta ação certamente fará o lead se sentir valorizado ao mesmo tempo em que fixa sua marca na memória.

 

Leia também: Feira de Negócios: Seus expositores estão preparados?

 

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