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5 Dicas para atrair mais visitantes para a sua Feira de Negócios usando o Facebook

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Já falei aqui no blog sobre a importância de explorar o potencial das redes sociais e na postagem 3 Conselhos para fazer de sua feira uma máquina de vendas até dei algumas sugestões de como usar as mídias sociais para atrair mais visitantes para a sua feira de negócios. Mas hoje vou falar especificamente do Facebook e dar algumas dicas quentes para engajar seu público e estimular a geração de negócios na feira.

Sem mais delongas, vamos às 5 dicas para atrair mais visitantes para a sua Feira de Negócios usando o Facebook.

 

1. Crie uma página para cada feira

Se a sua empresa organiza mais do que uma feira de negócios e essas feiras são focadas em nichos distintos, minha recomendação é que você crie uma página para cada evento. Vou explicar o porquê disto.

A principal característica de sucesso de uma boa ação de marketing está em comunicar para o público certo, portanto se você realiza uma feira focada no nicho literário, por exemplo, sua campanha terá muito mais sucesso ao ser veiculada para pessoas que se interessam por livros. Agora vamos supor que você tenha uma página no Facebook em nome de sua empresa e que além da feira literária você também realize uma feira de esportes. Nesse caso quando você tentar se comunicar com o público literário, estará comunicando também para o público esportivo, que talvez não se interesse por leitura.

Essa falta de foco faz com que boa parte da audiência deixe de seguir a página e você não tenha o sucesso desejado nem com o público de esportes e nem com o público literário. Por isso, a menos que todos os eventos que você realiza sejam focados no mesmo nicho de mercado, crie uma página no Facebook para cada feira de negócios.

 

2. Interaja com seu público

O Facebook não é uma mídia de mão única. Se você quer um canal onde a sua audiência apenas receba informação sem poder interagir com ela, então você deve anunciar na televisão. No Facebook as pessoas gostam mesmo é de interagir e essa interação é uma ótima oportunidade para atrair mais visitantes para a sua feira de negócios. Então sempre responda aos comentários dos seguidores e procure criar publicações que gerem engajamento desse público. Isso fará com que o número de seguidores aumente cada vez mais.

 

Leia também: Organizador de feiras, pare de reclamar da crise!

 

3. Publique conteúdo relevante para o seu público

No primeiro item já falei sobre a importância de comunicar para o público certo, mas isso não é o suficiente, é preciso comunicar o conteúdo certo para o público certo. Se você realiza uma feira relacionada a alimentação saudável e sua página no Facebook está de acordo com o tema dessa feira, por favor não fique compartilhando notícias sobre política, economia ou tecnologia. A menos é claro que a notícia apresente alguma relação com alimentação saudável, como uma lei que incentiva a alimentação saudável ou um nova tecnologia que irá melhora a qualidade dos alimentos naturais.

Compartilhar aquelas postagens de corrente ou sorteios então, nem preciso comentar. Se você é do tipo que gosta dessas postagens, tudo bem, mas deixe para compartilhá-las em seu perfil pessoal. A página do seu evento deve tratar estritamente de assuntos relacionados ao tema do seu evento.

Quer algumas ideias de conteúdo relevante para o seu público? É simples, verifique o que seus expositores estão fazendo de interessante e faça postagens sobre isso. Divulgue os expositores e patrocinadores da feira. Se o seu evento conta com palestras, entenda o assunto das palestras e crie publicações relacionadas com esses assuntos, dando uma introdução ao tema e instigando a curiosidade para que os seguidores da página tenham vontade de assistir pessoalmente. Pesquise as novidades que estão sendo lançadas em outros países (relacionadas ao tema) e comente sobre elas.

Só com essas dicas acima eu tenho certeza que você já terá assunto de sobra para postar em sua página do Facebook e atrair mais visitantes para a sua feira de negócios.

 

4. Convide os visitantes da feira a fazerem check-in no Facebook

Quando uma pessoa faz check-in no Facebook, isso aparece como uma postagem para os seus amigos, ou seja, cada check-in realizado é uma propaganda gratuita e uma oportunidade para atrair mais visitantes para a sua feira de negócios. Se levarmos em conta aquela questão do público certo, é provável que as pessoas que gostam de esportes tenham em sua rede de amigos muitas outras pessoas que também gostam, logo as postagens de check-in tendem a impactar um público bem qualificado.

Outra questão interessante é que a sua página do Facebook mostra o número de visitas recebidas, ou seja o número de check-ins realizados. Por isso é interessante ter um número grande de check-ins para demonstrar aos visitantes da página que o evento tem uma reputação sólida e reconhecida no mercado, o que automaticamente irá melhorar a credibilidade e atrair mais visitantes para a sua feira de negócios.

 

5. Movimente sua página o ano todo e não só no período da feira

Para manter o engajamento e o crescimento contínuo de seguidores em sua página, é importante postar conteúdo o ano todo e não só no período que antecede o evento. Na terceira dica dessa postagem já dei algumas ideias de inspiração para encontrar conteúdo relevante para o seu público e essas dicas são válidas para o ano todo.

Um dica extra que eu posso acrescentar aqui é a de valorizar os expositores e patrocinadores do evento que assinam o contrato mais cedo, iniciando a divulgação de sua marca e produtos no mesmo dia em que o contrato é assinado. Dessa forma você mostrará para o mercado que quanto mais cedo as empresas confirmarem a sua presença na feira, maior será a divulgação de sua marca e seus produtos nas mídias do evento, incentivando assim que elas se antecipem ao invés de deixar para a última hora.

 

Conclusão

Com certeza há outra dezena de dicas úteis que poderiam ser abordadas aqui para atrair mais visitantes para a sua feira de negócios usando o Facebook. Entretanto, optei por me ater às dicas que considerei mais básicas e simples de serem aplicadas, mas que ao mesmo tempo são pontos em que muitas empresas erram.

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